Sergio Moro é declarado suspeito no julgamento de Lula por STF
Por 7 a 4, plenário reconhece decisão da 2ª Turma que declarou Moro parcial em julgamento de caso tríplex
SBT News
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, nesta 4ª feira (23.jun), a decisão da Segunda Turma que declarou o ex-juiz Sérgio Moro parcial ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex no Guarujá, São Paulo. Foram 7 votos a 4.
Votaram contra os ministros Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e o presidente do STF, Luiz Fux. Os votos favoráveis à decisão da Segunda Turma foram dos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármem Lúcia e Rosa Weber.
Com a manutenção da decisão sobre a parcialidade de Moro, as provas já colhidas serão anuladas e o caso precisará ser retomado da estaca zero. Em março, a Segunda Turma considerou, por 3 votos a 2, o ex-juiz suspeito para julgar o caso. Lula foi condenado em julho de 2017.
Em rede social, os ex-juiz Moro comprimentou os ministros Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux, que votaram contra a sua suspeição, e defendeu ter feito um julgamento imparcial do ex-presidente.
Os votos dos Mins.Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux,não reconhecendo vícios ou parcialidade na condenação por corrupção do Ex-Presidente Lula,correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito.Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula,cuja culpa foi reconhecida por dez juizes
? Sergio Moro (@SF_Moro) June 23, 2021
Veja reportagem do SBT Brasil: