Supremo forma maioria para autorizar Copa América no Brasil
Ministros votaram sobre o tema e autorizaram realização dos jogos, desde que haja cuidados sanitários

SBT News
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e autorizou, nesta 5ª feira (10.jun), a realização da Copa América no Brasil. Com a decisão, o início do campeonato está confirmado para domingo (13.jun). Até o momento, dez ministros manifestaram-se pela liberação dos jogos.
Apesar de autorizarem a realização dos jogos, os ministros pedem que medidas de controle sanitário sejam implementadas. Votaram a favor da realização, com critérios: Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Luiz Fux, presidente do Supremo. Apenas Nunes Marques ainda não se pronunciou.
Os magistrados decidem em três ações conjuntas sobre o tema, duas foram protocoladas por partidos, PSB e PT, e uma pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). O processo ocorre no plenário virtual, e todos os ministros têm até 23h59 desta 5ª para decidirem sobre as ações.
Ações
Duas das ações -- do PSB e da CNTM -- estão sob relatoria da ministra Cármen Lúcia. No voto, a ministra foi contra o pedido de mudança da decisão do governo federal -- o mesmo de autorizar a ralização dos jogos. O terceiro processo está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Ele também foi favorável à aprovação dos jogos, mas estipulou a necessidade de apresentar, em 24h, medidas de combate à pandemia.
Veja reportagem do SBT Brasil: