PGR pede abertura de inquérito para investigar Ricardo Salles
Há suspeita que ministro tenha dificultado fiscalização ambiental; solicitação foi enviada ao STF
SBT News
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito para investigação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele é alvo do pedido pela suspeita de ter dificultado a fiscalização ambiental e de infração que envolva organização criminosa.
+ Após caso Salles, Ibama muda regra e libera inspeção remota de madeira
A solicitação da PGR é desta 2ª feira (31.mai), e parte do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, para a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada é a relatora de processos sobre irregularidades da conduta do ministro e outros servidores ligados ao Meio Ambiente.
O pedido teve base na notícia-crime apresentada contra Salles pelo delegado Alexandre Saraiva, enquanto esteve a frente da Polícia Federal do Amazonas. Saraiva indicou que o ministro tentou atrapalhar uma apreensão de madeira ilegal.
Além da possível interferência em ações de combate ao desmatamento, o pedido também pede apuração de crimes de advocacia administrativa e impedimento, ou embaraço, a investigaçãode infração penal que envolva organização criminosa.
Confira a íntegra do pedido para abertura de inquérito: