Publicidade
Justiça

STF decide encaminhar anulação das condenações de Lula ao Plenário

Ministros da Corte vão decidir sobre as condenações do petista no âmbito da operação Lava Jato

Imagem da noticia STF decide encaminhar anulação das condenações de Lula ao Plenário
lula
• Atualizado em
Publicidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta 4ª feira (14.abr), que a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da operação Lava Jato será decidida em votação no plenário da Corte. Foram 9 votos favoráveis e 2 contrários.

A decisão responde a recursos contra a decisão monocrática do ministro Edson Fachin, que, em março, anulou as condenações de Lula dadas pela Justiça Federal do Paraná. Na prática, a medida tornou o petista novamente elegível, por deixar de se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

A discussão desta 4ª feira foi para definir se o tema deveria ser julgado pela 2ª Turma do STF - grupo do qual Fachin faz parte e de onde saiu a primeira decisão - ou se é uma questão para todos os ministros da Corte.

O ministro Ricardo Lewandowski, contrário ao envio da decisão para Plenário, afirmou, em voto, que as turmas do STF julgam milhares de habeas corpus anualmente e questionou a mudança no caso de Lula. "Toda vez que se trata do ex-presidente, o caso muda de questão", afirmou. O ministro Marco Aurélio Mello acompanhou o voto de Lewandowski e afirmou que o envio ao Plenário seria nessário se houvesse divergência entre a primeira e segunda turma do STF.

Em plenário, os magistrados vão decidir se mantêm a anulação das condenações, ou se derrubam - por completo ou parcialmente - os pontos de decisão de Fachin. O julgamento deve ser realizado nesta 5ª feira (15.abr).

Assista à reportagem completa do SBT Brasil:
 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade