Publicidade
Jornalismo

AVC é provocado pro entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos

• Atualizado em
Publicidade

Foi de uma hora para a outra. A dona de casa Maria Teresa Vidal lembra que "é como se eu tivesse assim sem as forças da cabeça, dos braços, como se eu realmente fosse desfalecer, né?"

O Acidente Vascular Cerebral foi diagnosticado dias antes de Maria Teresa completar 50 anos. "Eu pensei que ali tinha chegado a minha hora, né?"

A dona de casa teve um AVC Isquêmico, o derrame mais comum, quando um coágulo entope o vaso sanguíneo que irriga o cérebro. O outro tipo, é mais grave e mais raro: o hemorrágico. Neste caso, um vaso se rompe e o sangue se espalha, formando um hematoma.


Não tem idade. Os especialistas afirmam que até mesmo crianças podem sofrer um Acidente Vascular Cerebral. O AVC é hoje a principal causa de morte no país, segundo o Ministério da Saúde. Mas o atendimento rápido e especializado pode fazer toda a diferença e mudar as estatísticas.

A neurologista Scheila Martins explica que o "AVC sempre é urgência médica, a recomendação é chamar SAMU, no telefone 192."

Não há exames específicos para identificar as chances de sofrer um AVC. Mas quem fuma, não segue uma dieta saudável, nem pratica atividade física pertence a um grupo de risco.

Oito anos depois de sofrer o AVC, Maria Teresa só toma medicamentos para evitar as crises de labirintite, única sequela deixada pelo Acidente Vascular Cerebral. "Apresentei uma revolta muito grande pela situação que tava acontecendo, mas acredito que isso vem a fazer com que a gente reflita muito né? que é um dia de cada vez, hoje eu vivo um dia de cada vez.."
Publicidade

Assuntos relacionados

avc
explica
isquêmico
hemorráigo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade