COI suspende Comitê Olímpico Russo por violar integridade territorial na Ucrânia
Decisão ocorreu após Moscou incluir atletas de regiões ocupadas no quadro de integrantes
Camila Stucaluc
O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu, na 5ª feira (12.out), suspender o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por tempo indeterminado. A decisão ocorreu após o órgão russo ter incluído, entre os integrantes, atletas de organizações desportivas das regiões ucranianas invadidas Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em outubro de 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, promulgou o tratado que anexa as quatro regiões ao país - considerado ilegal pela comunidade internacional. Segundo o COI, a decisão russa de incluir os atletas das cidades no ROC constituiu uma violação da Carta Olímpica, uma vez que infringe a integridade territorial da Ucrânia.
Com a suspensão, o ROC não tem mais o direito de operar como um Comitê Olímpico Nacional e não pode receber qualquer financiamento do Movimento Olímpico.
+ Paris promete manter atletas russos e bielorrussos fora das Olimpíadas
Em nota, o COI informou que ainda não decidiu sobre a participação de atletas russos nas Olimpíadas de Paris de 2024. No início deste ano, o Comitê sugeriu que os atletas participassem da competição como "passaporte neutro" devido à guerra na Ucrânia, mas o governo de Kiev vem pressionado para que os esportistas sejam suspensos da competição.