Holanda e Dinamarca anunciam envio de caças F-16 à Ucrânia
Primeiras entregas estão previstas para o início de 2024; Rússia vê ação como ameaça no âmbito nuclear
Os governos da Holanda e da Dinamarca anunciaram, no domingo (20.ago), que irão enviar caças F-16 à Ucrânia. A medida, que tem como objetivo auxiliar o país a conter a invasão russa, foi decidida após visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que participou de uma inspeção nas aeronaves em Copenhage.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o anúncio, a Dinamarca doará 19 jatos F-16, enquanto a Holanda cederá 42. As primeiras entregas estão previstas para o início de 2024 e se juntam aos envios da França e do Reino Unido, que confirmaram a doação dos caças após autorização dos Estados Unidos - responsável pela fabricação das aeronaves desde 1970.
"Os F-16 incutirão uma nova confiança e motivação em guerreiros e cidadãos comuns. Eles produzirão novos resultados para a Ucrânia e o resto da Europa", disse Zelensky, que também agradeceu a Dinamarca pelo treinamento de pilotos ucranianos.
+ Rússia multa Reddit em US$ 20 mil por não remover conteúdo sobre guerra
O envio de caças F-16 à Ucrânia vem gerando uma tensão ainda maior entre a Rússia e o Ocidente. Em julho, o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, afirmou que a entrega das aeronaves será considerada uma ameaça no âmbito nuclear, uma vez que o país não pode ignorar a capacidade dos jatos de transportar armas nucleares.