Ucrânia anuncia negociações de paz na Arábia Saudita
Principais debates devem incluir acordo de grãos e segurança nuclear
O chefe de gabinete da presidência da Ucrânia, Andriy Yermak, anunciou, no domingo (30.jul), que irá voltar a discutir possíveis negociações de paz com a Rússia. Segundo ele, o governo está preparando a próxima reunião para a implementação da Fórmula da Paz, que será realizada na Arábia Saudita, nos próximos meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Todas as informações sobre a Guerra na Ucrânia
"A primeira reunião da Fórmula da Paz do presidente Volodymyr Zelensky teve lugar em junho, em Copenhagen. Estamos agora a trabalhar arduamente para envolver o maior número possível de parceiros, tanto do Ocidente como do Sul Global. Muito obrigado aos anfitriões e co-organizadores pelo seu empenho", disse Yermak.
Entre as principais etapas de negociações estão a segurança alimentar, impactada devido à suspensão russa do acordo de grãos no Mar Negro, e a segurança nuclear, ameaçada em meio aos bombardeios próximos à usina nuclear de Zaporizhzhia. A criação de um tribunal especial para julgar eventuais crimes de guerra também será debatido.
+ Novo ataque russo em Odessa danifica terminal portuário e deixa um morto
As negociações entre Rússia e Ucrânia estão congeladas há meses. Diversos países, incluindo o Brasil, já enviaram propostas de paz para ambas as nações, que afirmaram estar avaliando os documentos. Um dos últimos planos foi apresentado por países africanos ao presidente russo, Vladimir Putin, durante a cúpula Rússia-África.