Biden aposta na contraofensiva da Ucrânia e diz que Rússia "já perdeu a guerra"
Vantagem territorial pode incentivar Kiev a retomar negociações com Moscou
Camila Stucaluc
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, na 5ª feira (13.jul), que está esperando um progresso significativo da contraofensiva ucraniana. Segundo ele, com a diminuição de territórios ocupados pela Rússia, Kiev pode voltar a dialogar, evitando que o conflito se prolongue por anos. Na opinião do democrata, a "Rússia já perdeu a guerra".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração foi dada um dia após a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Lituânia, que, além de garantir a adesão da Ucrânia à aliança militar, reforçou que continuará apoiando o país em meio à guerra. No evento, Biden afirmou que a luta não é apenas pelo futuro de Kiev, mas pela segurança no leste europeu e no mundo.
+ Rússia aumenta ataques contra Ucrânia após cúpula da Otan
Na coletiva, Biden ainda comentou sobre a ameaça nuclear russa caso a Ucrânia receba caças F-16 do Ocidente. "Não acredito que haja uma perspetiva real [do presidente russo Vladimir] Putin usar armas nucleares. Não apenas o Ocidente, mas também a China e o resto do mundo disseram 'não vão por aí', disse o presidente norte-americano.