Torcida do Manchester City comemora de costas e canta Beatles
Entenda a tradição das arquibancadas do time inglês, que enfrenta a Inter de Milão; SBT transmite a final da Champions League
O Manchester City e o Inter de Milão entram em campo, neste sábado (10.jun), para a tão aguardada final da Champions League. O SBT transmite ao vivo a partida, a partir das 15h (horário de Brasília), no estádio Olímpico Atutürk, em Istambul, na Turquia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O time inglês Manchester City busca o primeiro título da história. O time italiano da Inter de Milão está em busca do tetracampeonato.
Nas últimas semanas, a torcida do Manchester City vem dando show nas arquibancadas. Cartazes, cantos e muita vibração. E, no meio disso tudo, o time inglês chamou a atenção pelo jeito de comemorar algumas vitórias. Numa partida, os torcedores ficaram de costas para o campo. Em outra, começaram a cantar um clássico da banda The Beatles, a música Hey Jude. Mas qual o motivo dessas comemorações?
A torcida de costas é uma tradição antiga. Começou quando o Manchester City nem era essa potência que empilha títulos. Surgiu no dia 21 de outubro de 2010. Naquela noite mágica de Europa League, o time entrou em campo jogando contra o Lech Poznan, da Polônia.
O clube inglês venceu o jogo por 3 a 1. Adebayor, camisa 9, cravou três gols. Mesmo com a derrota, a torcida polonesa fez a festa com o gol de honra do time. Os pouco mais de seis mil torcedores foram à loucura e começaram a pular de costas para o gramado. Uma cena jamais antes vista na Inglaterra.
O impacto da comemoração foi tão grande que a torcida do City passou a imitar o gesto. Sempre quando o time está vencendo um jogo importante ou dando o famoso "baile no adversário, os torcedores pulam de costas para o gramado. No jogo contra o Real Madrid, na semifinal da Champions League, a torcida repetiu o feito. Hoje o gesto é conhecido como "Poznan", em homenagem ao clube polonês.
Hey Jude
E não para por aí. Além do gesto de ficar de costas, a torcida do City também tem o hábito de cantar a música Hey Jude, da banda The Beatles. O Etihad Stadium vira um verdadeiro coral. Essa comemoração surgiu há décadas, com torcedores que talvez nem chegaram a conhecer o dinheiro árabe aplicado no clube desde 2008.
Em 1968, os Beatles lançaram a música. Um sucesso no mundo inteiro, líder de audiências nas rádios da Europa. Naquele ano, o Manchester City conquistou o segundo título do campeonato inglês. O último antes da chegada do Grupo Abu Dhabi. O time inglês só foi ter o gostinho de vencer a Premier League 44 anos depois, na temporada 2011/2012.
Para relembrar o passado de vitórias do clube, os torcedores começaram a cantar a música sempre que o time conquista um título. É um mix de nostalgia e agradecimento, principalmente, pelos torcedores veteranos, que viveram a seca de troféus e, agora, testemunham a glória no futebol atual.