PF faz operação contra desvios em compras de kits de robótica em Alagoas
Empresa forneceu equipamentos para 43 municípios alagoanos. Fraude gerou prejuízo de R$ 8 milhões
Emanuelle Menezes
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta 5ª feira (1º.jun), uma operação contra fraudes em contratos de compra de kits de robótica para 43 municípios de Alagoas, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O desvio gerou prejuízo de mais de R$ 8 milhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a PF, os crimes aconteceram de 2019 a 2022. Para a investigação, as contratações foram, de forma ilícita, direcionadas a uma única empresa fornecedora dos equipamentos de robótica, por meio de restrições nos editais e de cerceamento da participação de outros possíveis interessados na licitação.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, de abril de 2022, a empresa investigada é a Megalic. Os donos da empresa investigada pelos desvios são Roberta Lins Costa Melo e Edmundo Catunda, pai do vereador de Maceió João Catunda (PP). O vereador alagoano é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A fonte dos recursos para a compra dos kits seria, ainda de acordo com a Folha, as emendas de relator -- o chamado Orçamento Secreto -- distribuídas, em grande parte, por Lira.
110 policiais federais e 13 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 27 mandados judiciais de busca e apreensão em Maceió (AL), Brasília (DF), em Gravatá (PE), em São Carlos (SP) e em Goiânia (GO), além de dois mandados de prisão temporária em Brasília (DF), todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Alagoas.
Leia também: