Prefeitura de SP começa aplicar vacina bivalente em pessoas com mais de 50 anos
Na 2ª feira (24.abr), o Governo Federal liberou o imunizante para toda a população acima de 18 anos
A Prefeitura de São Paulo vai ampliar a vacinação bivalente contra a Covid-19 para a população acima de 50 anos a partir desta 4ª feira (26.abr). O anúncio ocorre um dia depois do Ministério da Saúde liberar o imunizante para toda a população acima de 18 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) liberou os municípios para realizar a ampliação da imunização de forma escalonada, "a iniciar pelo público de maior faixa etária". Segundo o governo estadual, "mesmo com a liberação, o Ministério, até o momento, não enviou as doses destinadas a esse público que, em todo o Estado, é de cerca de 23 milhões de pessoas". A pasta também infomou que já solicitou as novas doses ao Governo Federal.
Para receber a vacina bivalente, é preciso ter tomado as duas doses do esquema inicial, com intervalo de ao menos quatro meses da última dose. A aplicação, feita com o imunizante da Pfizer, promete aumentar a proteção contra as cepas já identificadas da covid-19, diminuindo o número de mortes e internações pela doença.
O reforço bivalente também segue disponível para todos os idosos acima de 60 anos de idade, além de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão, indígenas, gestantes e puérperas. Residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários dessas unidades paulistas também já podem receber o imunizante.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h.