Putin acusa Ocidente de usar Ucrânia para enfraquecer Rússia
Presidente criticou envio de pacotes militares à Kiev e ressaltou imposição de sanções contra Moscou
Camila Stucaluc
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou o Ocidente de utilizar a Ucrânia para enfraquecer e dividir o país. A declaração foi feita durante discurso de Ano Novo, transmitido no sábado (31.dez), e se refere ao constante auxílio das nações ocidentais com pacotes militares enviados ao governo ucraniano em meio à guerra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Isso está admitido abertamente, não mais envergonhado. Eles [Ocidente] estão cinicamente usando a Ucrânia e seu povo para enfraquecer e dividir a Rússia", disse Putin, acrescentando que a série de sanções contra Moscou procurou destruir a economia do país. "Isso não aconteceu, porque criamos uma margem confiável de segurança."
Desde que invadiu a Ucrânia, a Rússia vem sofrendo diversas sanções, sobretudo da União Europeia. Até agora foram nove pacotes, incluindo restrições ao comércio, proibição de exportações de produtos de tecnologia e congelamento de ativos. Em dezembro, o bloco europeu também restringiu o envio de drones para Moscou.
+ Rússia e China prometem fortalecer cooperação internacional
"A coisa mais importante é o destino da Rússia. Sua defesa é um dever sagrado para com os ancestrais e descendentes. Sempre soubemos, e hoje estamos novamente convencidos de que o futuro soberano, independente e seguro da Rússia depende apenas de nós, de nossa força e vontade", defendeu Putin.