Secretaria do DF coordena intensificação do policiamento antes da posse de Lula
Segundo SSP, "objetivo é prevenir ameaças que possam colocar em risco pessoas e causar danos"
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal disse nesta 3ª feira (27.dez), em comunicado, que vem coordenando ações integradas de intensificação de policialmente e monitoramento de pontos sensíveis do DF no período anterior à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República - que ocorrerá no domingo (1º.jan).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a SSP, "o objetivo é prevenir ameaças que possam colocar em risco pessoas e causar danos ao patrimônio público". As ações são feitas pelas forças de segurança pública do Distrito Federal, e outros órgãos locais e federais também participam delas.
No último sábado (24.dez), a Polícia Civil do DF prendeu um homem, George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, por suspeita de envolvimento no caso em que uma bomba foi plantada em um caminhão que transportava combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. Ele é acusado de instalar o dispositivo no veículo e, a partir disso, tentar praticar um atentando na cidade. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, o homem é bolsonarista e participava dos acampamentos no quartel do Exército em Brasília. Ele confessou que a tentativa de atentado visava a "provocar a intervenção das Forças Armadas e a decretação de estado de sítio para impedir a instauração do comunismo no Brasil".
No comunicado divulgado nesta 3ª pela SSP, a pasta diz que "as forças de segurança pública e órgãos responsáveis seguem monitorando o DF, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência, com objetivo de identificar e prevenir possíveis atos contra a ordem pública e segurança da população". Além disso, afirma que o plano de segurança pública para o dia da posse de Lula "está sendo constituído com a participação de instituições locais e federais".
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) informa que coordena ações integradas de intensificação de policiamento e monitoramento de pontos sensíveis do DF durante o período que antecede a posse presidencial, que abrange a região do Aeroporto Internacional de Brasília. O objetivo é prevenir ameaças que possam colocar em risco pessoas e causar danos ao patrimônio público. As ações são feitas pelas forças de segurança pública do DF e contam com a participação de outros órgãos locais e federais.
Cabe destacar que as forças de segurança pública e órgãos responsáveis seguem monitorando o DF, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência, com objetivo de identificar e prevenir possíveis atos contra a ordem pública e segurança da população. Esse monitoramento é feito por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento. O Ciob funciona de forma ininterrupta, ou seja, de segunda a domingo, 24h por dia. O objetivo do modelo de gestão integrada é dar mais celeridade e eficiência na resolução de situações e dar uma resposta mais rápida à população.
O plano de segurança pública para o dia da posse presidencial está sendo constituído com a participação de instituições locais e federais, assim como em todos os eventos deste tipo ocorridos no Distrito Federal. Assim que o plano for concluído será amplamente divulgado.