Publicidade
Jornalismo

Vaticano arrecada blusas térmicas para enviar à Ucrânia em meio ao inverno

População sofre com temperaturas negativas, apagões e falta de eletricidade

Imagem da noticia Vaticano arrecada blusas térmicas para enviar à Ucrânia em meio ao inverno
A falta de energia combinada com o inverno rigoroso pode levar a população a morte pela falta de aquecimento | UNICEF
• Atualizado em
Publicidade

O Vaticano lançou uma campanha para ajudar os ucranianos com o frio extremo no país em meio a guerra. O intuito da entidade é arrecadar blusas térmicas ou recursos financeiros para amenizar o sofrimento da população ucraniana, que enfrenta falta de eletricidade e gás.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O anúncio foi feito pela Dicastério para o Serviço da Caridade, por meio da Esmolaria de Apostólica, que disse que a ideia é levar os produtos arrecadados de caminhão para Kiev o mais rápido possível. 

"A elemosineria  Apostólica já está se abastecendo; aqueles que desejarem podem se juntar a essa iniciativa comprando e trazendo/enviando as camisas diretamente para este Dicastério dentro de um mês" diz o comunicado. 

O governo ucraniano vinha denunciando ataques em massa nas infraestruturas elétricas do país, resultando em inúmeros pagões, inclusive na capital, Kiev. A falta de energia combinada com o inverno rigoroso pode levar a população a morte pela falta de aquecimento. Previsões apontam que as temperaturas já chegam a -4ºC em algumas regiões.

O bispo auxiliar de Kharkiv- Zaporizhzhia, Dom Jan Sobilo, realiza um trabalho de apoio humanitário no país e relatou ao Vaticans News o desespero da população ucraniana e o medo de uma tragédia ainda maior. 

"Milhares de pessoas estão sem eletricidade, mesmo as bombas usadas para a água não estão funcionando. Faltam geradores para eletricidade. Se isto continuar, as casas e os edifícios se tornarão geladeiras. É cada vez mais trágico" disse o bispo.

*Estagiário sob supervisão Cido Coelho

Leia também

+Em meio a ataques, Kiev prepara estações de aquecimento para inverno

+Alemanha garante apoio energético à Ucrânia e envia 350 geradores

+Inverno trará novos desafios à guerra, diz Ministério da Defesa britânico

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade