Publicidade
Jornalismo

Premiê do Reino Unido faz visita surpresa à capital da Ucrânia

Rishi Sunak reafirmou compromisso com Kiev e assegurou assistência militar e humanitária

Imagem da noticia Premiê do Reino Unido faz visita surpresa à capital da Ucrânia
Em Kiev, premiê encontrou-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky | Divulgação/Governo da Ucrânia
• Atualizado em
Publicidade

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma visita surpresa à Ucrânia neste sábado (19.nov). Após desembarcar na capital, Kiev, o político encontrou-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para debater questões sobre segurança. A atual situação energética no país, no entanto, foi tema principal da conversa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Os ataques russos visam, em particular, destruir nossa conexão energética com o sistema energético da Europa. Portanto, cada golpe na indústria de energia ucraniana é um golpe na segurança energética de todo o continente", disse Zelensky, acrescentando que as forças russas também começaram a bombardear instalações de gás.

Nesta manhã, autoridades afirmaram que Kiev está enfrentando "um enorme déficit" de energia em meio aos apagões no país. Para atender a população, que enfrenta temperaturas abaixo de 0ºC em meio ao inverno, a prefeitura começou a disponibilizar "centros de aquecimento" pela cidade, movidos a geradores.

Em meio ao cenário, os líderes discutiram a participação do Reino Unido para proteger a segurança energética ucraniana, bem como a reconstrução do país. Outros pontos como segurança alimentar e táticas de defesa também foram abordados. "Continuaremos a prestar assistência ao governo ucraniano", afirmou Sunak.

+ Premiê húngaro diz que sanções à Rússia podem levar UE à guerra

Segundo o premiê britânico, o país fornecerá nova ajuda militar, além de continuar o treinamento de médicos e engenheiros militares ucranianos. Também está prevista a transferência de equipamentos de inverno para os militares e ajuda humanitária à populção no valor de mais de 16 milhões de libras.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade