Publicidade
Jornalismo

Vacinação em menores de três anos começa 5ª feira (17) em SP

Capital paulista recebeu quase 35 mil doses. Desde o início da pandemia, 1,5 mil crianças morreram de covid-19

Imagem da noticia Vacinação em menores de três anos começa 5ª feira (17) em SP
Bebê de colo, branco, com roupa rosa e segurado no colo, recebendo aplicação de vacina dentro de consultório
• Atualizado em
Publicidade

Diante da alta de casos de covid-19 causadas pela nova subvariante BQ.1 e dos quase 70 milhões que ainda não receberam a primeira dose de reforço da vacina contra a doença, a cidade de São Paulo (SP) dará início à imunização de crianças entre seis meses e menos de três anos na próxima 5ª feira (17.nov). 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Este início, porém, envolve os pequenos com comorbidades - deficiências permanentes e imunossuprimidos - e indígenas. Os grupos alvo da campanha vão receber a "Pfizer Baby", modelo pediátrico da farmacêutica e única vacina que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária.  

A capital paulista receberá 34.840 doses e o esquema vacinal engloba três doses: a segunda deve ser aplicada após quatro semanas, ou 28 dias, após a primeira. A última aplicação poderá ser aplicada oito semanas, ou 56 dias, depois da segunda dose. 

O imunizante da empresa é caracterizado pela tampa de cor vinho. Durante a aplicação, os pais ou responsáveis devem apresentar documentos que comprovem as condições de risco e comorbidades, como receitas ou relatórios. Esses papeis devem ter a identificação da criança, estar dentro do prazo de validade de dois anos, além do carimbo do médico com o número do CRM. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante pode ser aplicado com as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação indicadas para os pequenos. A pasta alertou para que todos coloquem o esquema vacinal em dia. Desde o início da pandemia, quase 1,5 mil crianças menores de dois anos morreram de covid-19. 

A vacinação na capital paulista ocorre nas Unidades Básicas de Saúde do município de 2ª a 6 feira e sábados (nas UBSs integradas), das 7h às 19h. A aplicação das doses nas crianças da faixa entre seis meses e três anos incompletos já começou em outros estados.  

LEIA MAIS:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade