Consumo de espumante aumenta com as festas de fim de ano
Vinícolas brasileiras investem na qualidade da bebida
Com a chegada das festas de fim de ano, as vinícolas intensificam o trabalho para dar conta dos pedidos de espumante. Com o consumo em alta, as empresas investem cada vez mais na qualidade da bebida.
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Esteiras a todo vapor para engarrafar milhões de litros de espumantes que devem embalar os brindes de fim de ano. Nessa vinícola de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o período corresponde por 40% do faturamento. A expectativa é fechar o ano com doze milhões e meio de garrafas de espumantes vendidos. Crescimento de 25% em relação ao ano passado.
"O perfil do brasileiro em termos de consumo, ele varia conforme regiões. A grande maioria acaba consumindo ainda o espumante brut. Dependendo do mercado, da região do Brasil, existe um perfil de consumo do espumante moscatel, que é um pouco mais adocicado. Mas hoje, a grande fatia, ainda é representada pelo espumante brut", diz Maurício Salton, diretor-presidente da Salton.
De acordo com um levantamento da Ideal Consulting, as vendas de espumantes seguem numa curva crescente no Brasil. Se em 2016, o consumo era de pouco mais de 20 milhões de litros, ano passado fechou em quase 34 milhões de litros. Um recorde histórico. Mas, as vinícolas brasileiras ainda têm um desafio, vencer a concorrência dos espumantes estrangeiros.
Para aumentar a relevância e competir em pé de igualdade com as bebidas importadas, as vinícolas nacionais passaram a investir ainda mais na qualidade do espumante brasileiro. E essa aposta vem dando resultados.
São processos que vão desde a seleção das melhores mudas para os vinhedos até pesquisas em modernos equipamentos que indicam as características técnicas da bebidas. Tudo para vencer o preconceito de quem ainda acha que a bebida nacional é inferior às importadas.
Isso só se consegue abrindo garrafa, mostrando, as pessoas provando, que aí sim é a melhor maneira. Por mais que se comunique, a melhor forma é provando, disse André Gasperin, presidente da Associação Brasileira de Enologia.
Quem já provou, como o grupo de turistas de Minas Gerais, aprovou.
A qualidade do vinho nacional tem aumentado bastante e é, por isso, que o consumo tem aumentado. Vamos comprar para o natal e reveillon, festejar bastante, diz o funcionário público Renato Aguiar.