República Tcheca pede criação de tribunal para julgar autoridades russas
Políticos e militares são acusados de cometer crimes de guerra durante ofensiva na Ucrânia
Camila Stucaluc
O ministro tcheco das Relações Exteriores, Jan Lipavsky, pediu, no domingo (6.nov), a criação de um tribunal para julgar autoridades russas por supostos crimes de guerra na Ucrânia. Segundo o diplomata, "qualquer liderança política deve ser responsabilizada quando começa um conflito", sobretudo quando mira civis.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O regime russo é terrorista e seus ataques a civis e infraestruturas críticas só provam isso. Não podemos falar de paz. A Rússia só entende de força. Não consigo me imaginar membro de um governo que não apóia a Ucrânia. Uma atitude dura é necessária. Se queremos segurança, as regras devem ser aplicadas", disse Lipavsky.
A declaração do ministro tcheco acontece em meio à onda de ataques russos em infraestruturas de energia ucranianas, fazendo com que milhares de moradores fiquem sem luz. O cenário se agrava, sobretudo, com a chegada do inverno, uma vez que as temperaturas no país podem chegar a -7ºC.
+ Irã reconhece que forneceu drones à Rússia
"O Parlamento da República Tcheca considera as ações da Rússia como atos de terror. Se alguém disparar um foguete em um cruzamento na hora do rush, não é um erro, é puro terrorismo. A Rússia quer incutir medo e terror", frisou Lipavsky.