"Uso de drones iranianos mostra falência da Rússia", diz Zelensky
Presidente ucraniano alertou que equipamentos podem aumentar ataques em áreas residenciais
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, na 3ª feira (18.out), que o uso de drones iranianos pela Rússia mostra a falência política e militar do país. Apesar do governo do Irã negar o fornecimento dos equipamentos à Moscou, autoridades ucranianas afirmam que os chamados "drones kamikaze" atingiram Kiev no início da semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Durante décadas, a Rússia gastou bilhões de dólares em seu complexo militar-industrial, e eventualmente se curvou a Teerã para obter drones e mísseis bastante simples. Estrategicamente, isso ainda não vai ajudá-los com nada. Mas, no nível tático, os terroristas ainda podem ter certas esperanças", disse Zelensky.
A intensificação dos ataques na Ucrânia já destruiu 30% das centrais elétricas da Ucrânia, causando apagões em todo o país. A situação eleva as preocupações do governo local, uma vez que, com a chegada do inverno, as temperaturas caem para menos de 0º C. Além disso, autoridades denunciam o aumento de bombardeios em áreas residenciais.
+ Ministro britânico classifica ataques russos como "atos desesperados"
"A Ucrânia está sob fogo dos ocupantes. Eles continuam fazendo o que fazem de melhor - aterrorizar e matar civis. Em Mykolaiv, o inimigo destruiu um prédio residencial com mísseis C-300. Um homem morreu. Eu me pergunto: contra o que os terroristas russos lutaram nessas instalações completamente pacíficas?", questionou o presidente.