Otan anuncia envio de munição e bloqueadores de drones à Ucrânia
Iniciativa acontece em meio ao aumento de bombardeios russos no país
Camila Stucaluc
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou o envio de bloqueadores de drones à Ucrânia para aumentar o poder de defesa do país. A iniciativa foi decidida em reunião com os integrantes da aliança, realizada na 5ª feira (13.out), na Bélgica, onde os diplomatas reforçaram o apoio ao governo ucraniano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Esta é uma mensagem clara e forte de que a Rússia está isolada e que o mundo está com a Ucrânia. Os Aliados continuarão enviando ajuda pelo tempo que for necessário", disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Os ministros também afirmaram que irão aumentar os estoques de munição e acelerar as entregas ao país.
Abordando as recentes ameaças nucleares da Rússia, Stoltenberg afirmou que a aliança fará o exercício nuclear anual na próxima semana. "A retórica nuclear do presidente [da Rússia Vladimir] Putin é perigosa e irresponsável e qualquer uso de armas nucleares pela Rússia terá graves consequências", frisou.
+ "Rússia fala língua do terror", diz Zelensky sobre novos ataques à Ucrânia
Mais de 40 cidades foram atingidas por bombardeios russos na madrugada de 5ª feira, sobretudo em áreas residenciais. O aumento de ataques na Ucrânia acontece desde o início da semana, quando o presidente russo decidiu intensificar as ações em resposta à destruição da ponte da Crimeia, no último sábado (8.out).