Por que enquetes em redes sociais não se caracterizam como pesquisa eleitoral
Enquetes estão proibidas pelo Tribunal Superior Eleitoral desde o dia 15 de setembro
Durante esse período eleitoral, muitas pessoas usam suas redes sociais pessoais para fazer pesquisas sobre a popularidade dos candidatos e a intenção de votos dos seguidores. Esses levantamentos são feitos por diversas pessoas e na maioria das vezes é usado como argumento para descredibilizar as pesquisas eleitorais.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o TSE, "o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa".
Porém essa prática não é considerada válida e nem eficaz, inclusive é considerada crime eleitoral. Isso porque as enquetes nas redes sociais não são baseadas apenas na população eleitoral, pois qualquer pessoa que possui uma conta em uma dessas redes pode ter acesso a enquete e responder.
De acordo com a cientista política, Luciana Santana, um ponto importante a ser destacado é que as próprias redes sociais tem uma ferramenta que direciona os conteúdos de acordo com os gostos de cada usuário, sendo assim, se aquela enquete tem o nome de um determinado candidato, aquele conteúdo será direcionado para pessoas que o apoiam ou que fizeram pesquisas recentes sobre este candidato.
"Além disso, ainda existe a possibilidade dos usuários das redes sociais criarem mais de uma conta na rede e assim conseguir responder várias vezes a mesma enquete, gerando números maiores e irreais sobre a popularidade daquele candidato'', alerta Luciana Santana.
Qual a diferença entre enquetes e pesquisas eleitorais?
As pesquisas eleitorais são sondagens feitas aos eleitores sobre o cenário eleitoral daquele determinado momento e seguem procedimentos e métodos científicos.
Além disso, todas as pesquisas precisam ser registradas no TSE antes da divulgação dos resultados finais.
Enquanto as enquetes nas redes sociais são feitas a partir da opinião popular de pessoas votantes ou não. Também não são registradas e nem são feitas através de métodos científicos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para uma pesquisa de opinião relacionada às eleições ou aos candidatos ser considerada válida, as empresas de pesquisas precisam se registrar até cinco dias antes da divulgação.
Desde o dia 15 de setembro, o TSE determinou a proibição de sondagens e enquetes sobre as eleições de 2022. A determinação está prevista na resolução TSE n° 23.600/2019 e no calendário eleitoral.
Segundo a publicação no site do TSE, desde o dia 15 de agosto "cabe ao exercício do poder de polícia contra a divulgação de enquetes, mediante a expedição de ordem para que sejam removidas, sob pena de crime de desobediência, sem prejuízo de eventual representação cabível".
SBT News De Fato
O SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Eduarda Teixeira é jornalista na TV Ponta Verde
>> TV Ponta Verde, afiliada SBT no Alagoas, é integrante do SBT News De Fato
>> Imagens Freepik
Você também pode se interessar por:
- Os mesários possuem direitos trabalhistas?
- Quais modelos de urnas eletrônicas serão usadas nas Eleições 2022?
- Qual é o salário e as funções do presidente da República no Brasil?
- e-Título: aplicativo deve ser baixado até este sábado (1.out). Entenda
- O que é deepfake?
- Política de A a Z: os termos que você precisa conhecer
- O que é educação midiática e qual é a importância para o jornalismo?
- Compartilhar conteúdo falso ou enganoso pode virar caso de polícia
- Como o TSE age no combate à desinformação nas eleições