VERDADEIRO: Carro de estatal do PA foi utilizado para transporte de material eleitoral
Caso em apuração aponta que veículo já foi usado com o mesmo fim. Não é possível afirmar que material pertence a político do MDB
Mayra Leal
VERDADEIRO | Carro da companhia de saneamento no Pará foi utilizado para transporte de material de campanha eleitoral do candidato à reeleição José Priante (MDB). As imagens que circularam nas redes sociais mostram o veículo próximo ao espaço utilizado pela campanha do emedebista.
O QUE FOI INVESTIGADO? Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um carro com o logotipo da Cosanpa, Companhia de Saneamento do Pará, sendo utilizado para transportar material de campanha. A pessoa que filma e narra o que está vendo afirma que o material transportado são bandeiras de campanha de José Priante (MDB), deputado federal e candidato à reeleição.
As imagens são feitas próximo ao hospital Jean Bitar, no bairro do Umarizal, em Belém, em frente de onde funciona um espaço utilizado pela campanha do deputado. O carro que aparece no vídeo é um Renault Oroch, de placa QVN2A19, impresso com a logo da Cosanpa e tem o número 140 registrado na parte traseira do veículo.
No vídeo, dois homens colocam bandeirinhas de campanha na picape do carro e, na sequência, cobrem o material com uma lona preta. O homem que faz o registro em vídeo narra a cena. Em seguida, os homens entram no carro e saem.
Onde foi publicado: Aplicativo de mensagens WhatsApp.
Alcance da publicação: O vídeo foi encaminhado com frequência pelo Whatsapp e compartilhado em diversos perfis nas redes sociais. Quando uma imagem é compartilhada por muitos usuários, a mensagem ganha o rótulo "Encaminhada com frequência", já que não é possível mensurar com precisão o alcance da mensagem, porque o aplicativo é um sistema criptogrado.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO
A partir da análise das imagens e do contato com as partes envolvidas, o SBT News De Fato concluiu que o carro estava sendo utilizado de forma indevida, para fins particulares, inclusive para o transporte de material de campanha. A situação foi confirmada pela própria empresa de saneamento, que informou que já responsabilizou os envolvidos e que está fazendo a apuração os fatos.
Não é a primeira vez que o carro é utilizado para fins particulares. De acordo com imagens e documentos apresentados pelo Sindicato dos Urbanitários, sindicato dos funcionários da companhia, os casos de apropriação indevida do veículo são antigos e já haviam sido denunciados antes.
O local onde foi registrado o vídeo é um espaço ligado à campanha política, mas apesar das denúncias feitas no vídeo e pelos próprios funcionários de que o material transportado seria do candidato José Priante (MDB), pelas imagens não é possível confirmar se as bandeiras -- que têm as cores do partido -- são do candidato em questão. A assessoria nega que o material seja do candidato, declaração que é respaldada por decisão judicial.
Para o SBT News De Fato, quando o fato verdadeiro, comprovado, evento confirmado, localização confirmada. É um conteúdo original que não foi alterado ou editado, a verificação passa a classificar o conteúdo com o selo verdadeiro.
COMO VERIFICAMOS?
Não é a primeira vez que carro é utilizado para fins pessoais, afirma sindicato
De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, sindicatos dos trabalhadores da Cosanpa, o carro é locado para a Companhia, sob responsabilidade da empresa prestadora de serviços. A entidade também afirma que no dia que o vídeo foi feito, o veículo estava em horário de expediente.
Diversas denúncias já foram feitas sobre o uso irregular do carro. Há pelo menos três ofícios protocolados sobre o assunto. O primeiro, de janeiro de 2021, denuncia a apropriação do veículo, por gestor da Unidade de Mosqueiro, distrito de Belém, para fins pessoais.
De acordo com o documento, o carro estava sendo utilizado "nos finais de semana e durante a semana no período noturno, exibindo-se sem qualquer constrangimento em bares, supermercados, mercados, bares, restaurantes e praias da ilha".
O ofício define a situação como constrangedora a todos que trabalham na unidade, ferindo as normas e procedimentos de obrigações e penalidades da empresa.
Em 2022, uma nova denúncia aponta que documentos do sindicato denunciam à diretoria da Cosanpa e à comissão permanente de inquérito administrativo da empresa de que o carro teria sido utilizado pelo gestor da unidade para ir à praia do Crispim, no município de Marapanim, nordeste paraense, durante o feriado de Corpus Christi, em junho, e nos fins de semana do mês de julho.
As denúncias são comprovadas por meio de fotos baixo e vídeos do carro no local, que foram obtidos pelo SBT News De Fato.
O SBT News De Fato verificou o vídeo que motivou as denúncias do sindicato e comprovou que as imagens realmente foram gravadas na praia em questão.
Por meio do serviço de mapas Street View do Google, foi possível comprovar que os estabelecimentos que aparecem na imagem são referentes ao local citado. De acordo com o sindicato, não há Cosanpa em Marapanim, o que não justificaria a presença do carro da estatal no local.
Campanha de candidato diz não reconhecer material, declaração se apoia em decisão judicial
Por meio de nota, a assessoria do candidato informou que o vídeo "consta apenas uma narrativa, de autor desconhecido, associando, por mera ilação, o suposto material de campanha (bandeiras) ao candidato José Priante".
A nota também destaca que a campanha "não reconhece o material exibido no vídeo como pertencente à candidatura de José Priante, diante da absoluta impossibilidade de sua identificação visual".
A nota se respalda em decisão judicial proferida pela Justiça Eleitoral, mediante denúncia de irregularidade em propaganda eleitoral, feita por meio do aplicativo pardal, conforme o processo de número 0600140-20.2022.6.14.0097, da 97ª zona eleitoral de Belém do Pará, que pode ser consultado no site do TSE.
De acordo com a decisão da justiça, "embora o relato e as imagens se refiram à utilização de veículo pertencente à empresa pública para distribuição de bandeiras, não é possível visualizar o candidato supostamente beneficiado pelo uso de bem público".
A decisão também afirma que se comprovado o uso de bem público para distribuição de bandeiras de candidato, a prática configura ilícito eleitoral e que havendo relato da prática de abuso de poder político, foge do poder de polícia da Zona Eleitoral.
Sendo assim, a juíza que assina a decisão, Blenda Nery Rigon Cardoso, encaminhou os autos à Procuradoria Regional Eleitoral.
O local onde o vídeo foi filmado e de onde o homem sai com as bandeiras é um espaço ligado à campanha, conforme apurou a equipe de reportagem do SBT. No espaço, há diversos carros com adesivos de candidatos do partido.
Em análise mais precisa do vídeo repercutido, é possível visualizar que o material transportado são bandeiras de campanha, mas por estarem dobradas e pela baixa qualidade do registro, não é possível afirmar que se trata de bandeiras do candidato. Funcionário foi demitido e caso está sendo apurado, diz a Cosanpa.
O SBT News De Fato entrou em contato com a Cosanpa, que informou que "vai apurar a situação e repudia qualquer ato que desvirtue das condutas legais da empresa''.
A companhia destacou também que "já responsabilizou os envolvidos e aplicou imedidas disciplinares cabíveis para a ocorrência, como a demissão do prestador de serviços que aparece no vídeo."
Sobre as denúncias anteriores de uso indevido do carro, a Cosanpa informou que já estão sob análise da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo (CPIA) para a convocação de testemunhas, apuração dos fatos e adoção das medidas disciplinares.
Quem é Priante?
O candidato acusado de ser o rosto estampado nas bandeiras transportadas é José Benito Priante Júnior. Priante é deputado federal pelo MDB, está em seu sexto mandato e tenta a reeleição para o cargo. É primo do atual governador do Estado Helder Barbalho (MDB) e presidente do diretório do partido em Belém.
Por que investigamos
O SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Mayra Leal é jornalista do SBT PA e SBT News
Você também pode se interessar por:
- Os mesários possuem direitos trabalhistas?
- Quais modelos de urnas eletrônicas serão usadas nas Eleições 2022?
- Qual é o salário e as funções do presidente da República no Brasil?
- e-Título: aplicativo deve ser baixado até este sábado (1.out). Entenda
- O que é deepfake?
- Política de A a Z: os termos que você precisa conhecer
- O que é educação midiática e qual é a importância para o jornalismo?
- Compartilhar conteúdo falso ou enganoso pode virar caso de polícia
- Como o TSE age no combate à desinformação nas eleições