Publicidade
Jornalismo

EXPLICA: Datas de eleições não são consideradas feriados

Empregador deve disponibilizar horário suficiente para o trabalhador votar, incluindo deslocamento e filas, diz especialista

Imagem da noticia EXPLICA: Datas de eleições não são consideradas feriados
Empregadores devem disponibilizar tempo suficiente para o voto do trabalhador | Reprodução/Unsplash
• Atualizado em
Publicidade

explica

Com a proximidade das eleições gerais deste ano, muitos eleitores ficam em dúvida sobre os dias dos primeiro e segundo turnos serem considerados feriados ou não. Sempre marcadas aos domingos, conforme o Código Eleitoral (Lei 4.737 de 1965), ou para um dia já considerado feriado por lei anterior, todas as eleições de cargos dos poderes executivo e legislativo dos entes federal, estadual e municipal não são feriados. 

Saiba mais:


Para essas pessoas, a Justiça Federal recomenda que as empresas garantam a elas algum tempo para que elas possam se deslocar até suas seções eleitorais, para exercer seu direito e dever de voto. O voto no Brasil é obrigatório, portanto a pessoa que precisa se ausentar no dia da eleição para exercer esse direito de voto, esse direito precisa ser garantido e reconhecido pela empresa e ele não pode ter nenhum tipo de desconto.

Se o patrão não cumprir a lei, liberando o trabalhador com tempo o suficiente para enfrentar, inclusive, possíveis filas no local de votação, há sanções.

Empregador deve liberar trabalhador para votar.
Empregador deve liberar trabalhador para votar.| Arte SBT News/Freepik

Rollo afirma que "a empresa pode responder até mesmo na justiça do trabalho, porque é um direito que essa empresa não estará respeitando em relação ao trabalhador/eleitor".

Já para Antonio Carlos Freitas Júnior, Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito e Processo Constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP), a situação também se encaixa no direito eleitoral, e afirma que "o empregador não pode criar nenhum empecilho, como desconto ou compensação, sob pena de crime eleitoral".


SBT News De Fato

SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Bárbara Schneider é jornalista do SBT Rio e SBT News

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade