Publicidade
Jornalismo

EXPLICA: TSE não envia e-mails para comunicar cancelamento de título

SBT News De Fato mostra como verificar se o seu título de eleitor está válido

Imagem da noticia EXPLICA: TSE não envia e-mails para comunicar cancelamento de título
Mensagem compartilhada em grupo do Telegram - Reprodução/SBT News
• Atualizado em
Publicidade

explica

Nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou notícia explicando uma tentativa de golpe que está circulando na internet. Criminosos estão enviando e-mails para eleitores com confirmação do cancelamento do título e dão o caminho para reverter a situação, mas o material é falso. O alerta passou a ser compartilhado imediatamente.

Saiba mais:

Eleitores têm procurado os serviços de atendimento do TSE e até os cartórios eleitorais para verificar se poderão votar no próximo dia 2, isso depois de receberem e-mails com informações sobre o cancelamento do título.

"Há movimentos nacionais com gente mandando mensagens falsas para os eleitores na busca de obter algum dado da pessoa", explica Daniel Wobeto, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS.

A maioria desses e-mails contém um link que leva a uma página em que o usuário supostamente poderia regularizar a situação eleitoral, mas antes eles precisam informar dados pessoais.

"Só fazemos contatos por e-mail com mesários voluntários, mas no momento da inscrição eles autorizaram esse tipo de comunicação, ou quando a pessoa entra no site do TRE solicitando algum serviço e em seguida recebe uma mensagem confirmando que o processo foi iniciado. Fora isso, a gente não utiliza o e-mail como canal de comunicação. Se for de um serviço que a pessoa não pediu, ela pode descartar" reforça Wobeto.

O TSE informa que esse tipo de golpe acontece também em outras plataformas digitais, como WhatsApp, Telegram e SMS (mensagens de texto).

Smartphones Android e iOS têm o aplicativo e-Título disponível | Divulgação/TSE

Qualquer cidadão, que tenha dúvidas ou queira informações sobre a regularidade do seu título eleitoral, pode procurar um dos canais oficiais do TSE para isso:


SBT News De Fato

SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Mônica Rossi é jornalista no SBT RS e SBT News


Você também pode se interessar por:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade