Rússia bombardeia Kharkiv horas antes de reunião entre Zelensky e ONU
Ataque foi registrado a partir da cidade russa de Belgorod e atingiu áreas residenciais
Camila Stucaluc
O governo da Ucrânia denunciou, nesta 5ª feira (18.ago), um bombardeio na região de Kharkiv, no norte do país, que deixou ao menos oito mortos. Segundo o governador Oleg Sinegubov, foram identificados oito mísseis a partir da cidade russa de Belgorod contra a região ucraniana. A maioria dos locais atingidos foram áreas residenciais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os ataques aconteceram horas antes de uma reunião entre o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Turquia, Recep Tayyip. Os líderes se reúnem em Lviv, no oeste, onde discutirão o recente acordo para o desbloqueio das exportações de cereais.
O encontro também deve ser marcado por novas soluções políticas para encerrar o conflito militar, além de discutir a segurança nuclear na usina de Zaporizhzhia, alvo de bombardeios nos últimos dias. Em relação ao último tópico, serão discutidos os detalhes para uma missão de monitoramento coordenada pela Agência Internacional de Energia Atómica.
+ Zelensky pede que América Latina suspenda comércio com governo russo
Até o momento, a ONU confirmou que 5.514 civis morreram e 7.698 ficaram feridos na guerra, que já chega a quase seis meses. A entidade ressalta, no entanto, que o número deve ser superior, uma vez que não é possível acessar informações de locais com maior concentração de batalhas.