Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa
Medida acontece em meio ao não recebimento de fundos para o serviço devido à sanções
A Rússia interrompeu o fluxo de petróleo para três países europeus através do oleoduto Druzhba, que atravessa o território ucraniano. Apesar de estar em vigor desde o dia 4 de agosto, a medida foi anunciada nesta 3ª feira (9.ago), pela Transneft, estatal responsável pelo transporte do recurso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, a empresa explicou que a suspensão aconteceu devido ao não recebimento de fundos para o serviço. Isso porque, segundo informado, o pagamento pelo direito de trânsito do produto foi rejeitado em 28 de julho em meio à imposição de novas sanções contra bancos de Moscou.
O abastecimento do oleoduto liga Hungria, Eslováquia e República Tcheca. As entregas para a Polônia e Alemanha, por outro lado, permanecem operando normalmente, uma vez que o envio é feito por outra filial da Druzhba, passando por Belarus.
+ Não há previsão para encontro entre Putin e Zelensky, diz Rússia
Apesar de tentar isolar a economia russa em resposta à ofensiva na Ucrânia, muitos países europeus continuam dependendo do gás e petróleo russo. No último mês, por exemplo, a União Europeia adotou um plano para economizar energia para o inverno como parte dos esforços para reduzir as importações russas.