EUA registram pela 1ª vez casos de varíola dos macacos em crianças
Autoridades de saúde pública do país ainda investigam como elas foram infectadas
Os Estados Unidos registraram pela primeira vez casos de varíola dos macacos em crianças, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Trata-se de dois casos, um na Califórnia e outro em Washington, de um bebê que não reside no país, mas foi diagnosticado por autoridades de saúde americanas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ OMS classifica varíola dos macacos como emergência global
Ambas as crianças foram descritas como estando em boas condições de saúde e recebendo tratamento. As autoridades de saúde pública do país ainda investigam como elas foram infectadas. A principal suspeita é que tenha sido transmissão doméstica.
Outros detalhes não foram divulgados imediatamente.
+ 95% dos casos de varíola dos macacos são transmitidos sexualmente
A varíola dos macacos é endêmica em partes da África, mas este ano mais de 15 mil casos foram relatados em países que historicamente não veem a doença. Nos EUA e na Europa, a grande maioria das infecções ocorreu em homens que mantem relações homoafetivas, embora as autoridades de saúde tenham enfatizado que qualquer pessoa pode pegar o vírus, que é disseminado por contato.
Além dos dois casos pediátricos, as autoridades de saúde dos EUA disseram estar cientes de pelo menos oito mulheres entre os mais de 2.800 casos relatados no país até agora.
* Com informações da Associated Press