Polícia Federal deflagra operação contra roubo de cargas
Ação ocorreu em cidades do interior paulista; foram cumpridos oito mandados de prisões temporárias
Na manhã desta 5ª feira (2.jun), agentes da Polícia Federal estiveram em três cidades do interior de São Paulo para deflagrar operação contra o roubo de cargas em rodovias do estado. A Operação Rapina visou desarticular organização criminosa nos municípios de Campinas, Monte Mor e Sumaré. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A deflagração da operação ocorreu a partir de investigação feita em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco-MPSP). Iniciada em julho de 2020, a investigação durou cerca de um ano e meio, período em que nove roubos de carga foram identificados.
Os roubos de carga mapeados pela PF e pelo Gaeco ocorreram na região de Campinas (SP), maior município do interior paulista, com população estimada em 1,2 milhão de habitantes. As proximidades do município são "cortadas" por rodovias estaduais e interestaduais, como a Bandeirantes e a Anhanguera.
Na mira da Justiça
De acordo com a PF, o nome da ação faz alusão a "roubo praticado com violência". A Operação Rapina foi deflagrada a partir de pedidos expedidos pela Vara de Campo Limpo Paulista (SP). Os investigados irão responder pelos crimes de formação de organização criminosa e roubo com emprego de arma de fogo. As punições podem chegar a 24 anos de prisão.
Saiba mais:
+ Rapaz que ameaçou Willian, jogador do Corinthians, é detido
+ RS: torcedores foram agredidos por policiais mesmo algemados