Porta-voz do Kremlin não descarta encontro entre Putin e Zelensky
Negociações diplomáticas entre os países estão paradas
Pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Kremlin não refutou a ideia de um possível encontro entre Vladimir Putin e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ao responder uma pergunta sobre se a visita do ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov à Turquia em 8 de junho estaria relacionada a uma possível reunião em Istambul entre Moscou, Kiev e as Nações Unidas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta 4ª feira (1º.jun), que "ninguém poderia excluir tal reunião a priori, mas os preparativos para isso devem ser feitos".
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Peskov confirmou que há esforços para que o encontro aconteça. "Há uma conexão indireta entre os eventos, de fato", disse ele. "No entanto, ainda não há uma visão clara em relação a uma reunião". Tampouco há indicação para a potencial visita de Putin à Turquia, acrescentou Peskov. "Há um convite, e o momento será acordado por meio de canais diplomáticos", disse ele, sem dar a data exata.
O presidente ucraniano já deu indicações de que quer conversar com Putin. "Há coisas para discutir com o líder russo. Não estou dizendo que o nosso povo e eu estamos ansiosos para falar com ele, mas temos que enfrentar a realidade do que estamos vivendo", afirmou Zelensky, em discurso em 27 de maio.
As negociações entre os países estão paralisadas desde março.