Zelensky comenta sobre ataques russos em Donbass: "inferno"
Presidente ucraniano acusou Moscou de estar praticando genocídio na região devido à morte de civis
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a comentar sobre os ataques russos na região de Donbass, onde ficam localizadas as regiões separatistas. Em vídeo divulgado na noite de 5ª feira (20.mai), o chefe de Estado afirmou que não é um exagero classificar o cenário como "inferno", uma vez que o local está sendo alvo de bombardeios brutais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É o inferno lá. Não é um exagero. São bombardeios brutais e completamente sem sentido, que, em apenas um dia, causaram 12 mortes e dezenas de feridos", disse Zelensky. Ele se referiu, em especial, a cidade de Severodonetsk, um dos poucos locais da região ainda sob controle ucraniano.
"Os bombardeios repetidos contra as nossas cidades e os ataques aéreos e com mísseis das forças russas não são simplesmente operações militares em tempos de guerra. É uma tentativa consciente e criminosa de matar o maior número possível de ucranianos", disse o presidente, classificando o cenário como genocídio.
+ Estados Unidos enviarão US$ 100 milhões em ajuda militar à Ucrânia
Segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), a invasão russa já causou a morte de 3.811 civis, enquanto 4.278 ficaram feridos. Além disso, mais de 14 milhões de civis estão deslocados, sendo mais de 8 milhões internos e 6,3 milhões em situação de refúgio. A entidade estima ainda que cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.