Rússia x Ucrânia: chefe da ONU diz não ver negociações de paz tão cedo
António Guterres reforçou importância diplomática dos países para mitigar os danos da guerra
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse, nesta 4ª feira (11.mai), que não vê perspectivas para um acordo de cessar-fogo na Ucrânia em um futuro próximo. Ele afirmou que o conflito militar não deve durar "para sempre", mas que as negociações estão se arrastando e sendo dificultadas conforme o cenário da ofensiva russa no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Ficou claro para nós que, no momento, não há perspetivas de um cessar-fogo ou negociações de paz", disse Guterres. "A guerra na Ucrânia não vai durar para sempre, mas isso mostra que ainda há muito que podemos fazer a nível diplomático para salvar vidas e mitigar os danos", completou.
O líder da ONU informou ainda que todas as entidades vinculadas à organização estão estudando melhores estratégias para auxiliar a população ucraniana vulnerável. Nas últimas semanas, por exemplo, uma parceria foi firmada com membros da Cruz Vermelha Internacional para mobilizar a evacuação de civis em áreas de combate.
+ Ucrânia: cerca de dois terços dos moradores de Kiev voltaram para casa
A iniciativa foi tomada após Guterres se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, para firmar novas implementações de corredores humanitários no país, principalmente na região de Mariupol. Até o momento, mais de 300 pessoas já foram resgatadas e seguem sob cuidados humanitários.
Leia também
+ Rússia registra queda de 78,5% na venda de carros em abril
+ Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 40 bilhões para ajudar Ucrânia
+ Ucrânia divulga vídeo de tanque russo sendo destruído por canhão sueco