Publicidade
Jornalismo

Scholz dá prioridade ao Japão na primeira viagem à Ásia

Chanceler da Alemanha quer estreitar laços com países do Indo-Pacífico que compartilham os mesmos valores

Imagem da noticia Scholz dá prioridade ao Japão na primeira viagem à Ásia
Olaf Scholz e Fumio Kishida
• Atualizado em
Publicidade

Em sua primeira viagem oficial à Ásia, o chanceler alemão Olaf Scholz disse em Tóquio nesta 5ªfeira (28.abr) que seu país quer fortalecer os laços com países da região do Indo-Pacífico que compartilham os mesmos valores e trabalhar juntos para acabar com a agressão da Rússia na Ucrânia. "Minha viagem é um sinal político claro de que a Alemanha e a União Europeia continuarão e intensificarão seu envolvimento com a região do Indo-Pacífico", disse Scholz após se encontrar com o primeiro-ministro Fumio Kishida.

+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia

Em coletiva de imprensa, o prêmie do Japão afirmou que ele e Scholz concordaram que, como membros do G-7, grupo dos sete países mais industrializados, compartilham a responsabilidade de trabalhar juntos para acabar com a agressão russa e restaurar a paz, a estabilidade e a ordem internacional o mais rápido possível. "A crise da Ucrânia abala os alicerces da ordem internacional não apenas na Europa, mas também na Ásia. Qualquer tentativa de mudar o status quo deve ser evitada, especialmente no leste da Ásia", disse Kishida, que continuou,"Se não mostrarmos claramente (à Rússia) que esse tipo de mudança unilateral ao status quo pela força e imprudência tem um alto custo, passará a mensagem errada para a Ásia", disse ele.

Em sua primeira viagem a Tóquio como chanceler, Scholz disse que tanto a Alemanha quanto o Japão são defensores da "ordem internacional baseada em regras", dos princípios da Carta da ONU e da defesa dos direitos humanos universais. Scholz disse que também queria vir ao Japão porque Tóquio assumirá a presidência do G-7 depois da Alemanha.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade