Governo de SP suspende uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos
Decisão acompanha estados como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Maranhão
SBT News
O governo de São Paulo anunciou, nesta 4ª feira (9.mar), a suspensão do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos. A medida, acordada por especialistas do Comitê Científico da Covid-19, será válida para todos os espaços públicos, como praças, estádios e centros culturais, a partir de hoje.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Essa decisão, que libera o uso de máscaras no maior estado do país, se deve, fundamentalmente, ao avanço da vacinação. Até o momento, 74% dos adultos de São Paulo estão com o ciclo completo da vacina e mais de 70% das crianças, de 5 a 11 anos de idade, iniciaram a imunização", disse o governador João Doria (PSDB).
Segundo a gestão, a medida também foi baseada na taxa epidemiológica regional, que segue registrando queda nas internações e ocupações de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). As autoridades recomendam, no entanto, que cuidados não farmacológicos de precaução, como higiene das mãos e distanciamento social, continuem em andamento.
+ Três doses de CoronaVac garantem alta proteção em idosos e imunossuprimidos
Estados como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Maranhão também já liberaram o uso do item de proteção facial em ambientes abertos, assim como o Distrito Federal. Nesta semana, a cidade do Rio de Janeiro suspendeu o uso de máscaras em ambientes internos.