Conselho de Direitos Humanos cria comissão para investigar ataques à Ucrânia
Resolução recebeu 32 votos favoráveis
Publicidade
Em meio aos ataques russos à Ucrânia há mais de uma semana, o Conselho de Direitos Humanos abriu inquérito para apurar as violações aos direitos humanos praticadas durante os ataques russos. Anunciada em Genebra, na sede do Conselho, a medida foi aprovada com 32 votos dos 47 membros, sendo que dois votaram contra e 13 não se posicionaram.
- Votaram a favor: Alemanha, Argentina, Benin, Brasil, Cote d?Ivoire também conhecida como Costa do Marfim, Finlândia, França, Gâmbia, Honduras, Indonésia, Japão, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Malaui, Malásia, Ilhas Marshall, Mauritânia, México, Montenegro, Nepal, Países Baixos, antiga Holanda, Paraguai, Polônia, Qatar, Coreia do Sul, Senegal, Somália, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.
- Contra: Eritreia e Rússia.
- Abstenções: Armênia, Bolívia, Camarões, China, Cuba, Gabão, Índia, Cazaquistão, Namíbia, Paquistão, Sudão, Uzbequistão e Venezuela.
Durante a sessão, o órgão fez um minuto de silêncio pelas vítimas do conflito e condenou as violações e abusos da lei internacional de direitos humanos. O Conselho também usou do momento para pedir que a Rússia acabe o quanto antes com as ofensivas e retire suas tropas do território ucraniano e das fronteiras.
Publicidade