Publicidade
Jornalismo

Butantan divulga primeiros resultados de vacina única de gripe e covid

Produção do imunizante conta com a formulação da ButanVac e da vacina contra influenza

Imagem da noticia Butantan divulga primeiros resultados de vacina única de gripe e covid
Testes da vacina em humanos podem ser iniciados em até um ano | Myke Sena/MS
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Butantan divulgou, na tarde de 5ª feira (3.mar), os primeiros resultados da vacina única contra a covid-19 e influenza - vírus da gripe. Segundo os cientistas, a fórmula, que está sendo produzida inteiramente no Brasil, está em fase de testes em modelos animais e apresentou a produção de anticorpos reagentes às três cepas da gripe (H1N1, H3N2 e B) assim como ao vírus SARS-CoV-2.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A produção do imunizante conta com a formulação da ButanVac, imunizante do Butantan contra a covid-19 que ainda está sendo avaliado em ensaios clínicos, e da vacina contra influenza, também produzida pelo instituto. Além disso, a dose conta com a introdução de um adjuvante produzido pelo próprio Butantan, chamado de IB160, que tem como vantagem adicional exigir uma quantidade menor de antígenos na composição da vacina, aumentando a capacidade de produção de doses com o mesmo quantitativo de antígenos produzidos.

"Os resultados são excelentes", afirma o pesquisador científico do Centro BioIndustrial do Butantan, Paulo Lee Ho. "[A inclusão do adjuvante] melhora a resposta não só em quantidade, mas em qualidade de anticorpos. O estudo indica que essa inclusão pode aumentar o tempo de produção desses anticorpos e que a resposta imune pode durar muito mais, ser mais efetiva sem alterar a segurança", ressalta.

+ Saúde distribui mais 1,2 milhão de vacinas pediátricas contra covid

O diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, explica, no entanto, que os estudos ainda são iniciais e estão na chamada prova de conceito, quando se coletam resultados de análises feitas em amostras não humanas. Contudo, diante dos desdobramentos positivos, ele vê a possibilidade de começar os testes em humanos em até um ano. A data toma como base a experiência do instituto na produção da própria ButanVac, cujos testes em humanos começaram exatamente um ano depois de finalizada a prova de conceito.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade