Polônia apresenta plano de reconstrução de 100 bilhões de euros para Ucrânia
Morawiecki solicitou um pacote de investimentos à Ucrânia porque país precisa de investimentos
O primeiro ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, pediu à União Europeia (UE) que ofereça à Ucrânia um plano de reconstrução no valor de 100 bilhões de euros (R$ 558 bilhões). O pedido foi feito no encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas na 3ª feira (1.mar).
+ Diário da Guerra 8: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Saiba das últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É necessário um plano de reconstrução para #Ukraine - por exemplo, 100 bilhões de euros, que seriam financiados pela UE, para que possam reconstruir escolas, hospitais destruídos ou conjuntos habitacionais.", disse Morawiecki.
????PM @MorawieckiM in #Brussels on #PlanForUkraine: A reconstruction plan for #Ukraine is necessary - for example, EUR 100 billion, which would be financed by the EU, so that they can rebuild destroyed schools, hospitals or housing estates. pic.twitter.com/UQSoKVbJRi
? Chancellery of the Prime Minister of Poland (@PremierRP_en) March 1, 2022
Ele também solicitou um pacote de investimentos, pois a economia da Ucrânia precisaria de novos investimentos e novos empregos. De acordo com o primeiro ministro polonês, a segurança energética é outra questão que precisa ser abordada.
"Que a guerra termine o mais rápido possível e torne nossa parte da Europa independente do gás, petróleo e carvão russos. Esta é uma condição necessária para que a paz reine aqui a longo prazo", reiterou ele.
Na visão de Morawiecki, exsite um "terreno favorável" para a Ucrânia se tornar membro da UE. Logo, é importante seguir um "caminho rápido" para a adesão da Ucrânia à União Europeia.