Estados Unidos anunciam fechamento da embaixada em Belarus
País tem sido aliado da Rússia contra a Ucrânia; segundo embaixadora, representação teria sido atacada
SBT News
Os Estados Unidos anunciaram nesta 2ª feira (28.fev) o fechamento de sua embaixada em Minsk, capital de Belarus. O país, vizinho à Ucrânia, tem apoiado o presidente russo Vladimir Putin na guerra contra os ucranianos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Suspendemos as operações na nossa embaixada em Minsk e autorizamos a saída voluntária de funcionários não emergenciais e seus familiares de nossa embaixada em Moscou. Não temos prioridade maior que a segurança dos cidadãos americanos", declarou o secretário de Estado, Antony Blinken.
We have suspended operations at our Embassy in Minsk and authorized the voluntary departure of non-emergency employees and family members at our Embassy in Moscow. We have no higher priority than the safety and security of U.S. citizens.
? Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) February 28, 2022
A embaixadora Julie Fisher acrescentou que a cumplicidade com a Rússia contra a Ucrânia mostra que o regime de Belerus perdeu o poder de decisão e acusou o governo do país de tomar "uma série de ações hostis para limitar a capacidade da embaixada de trabalhar com o povo bielorrusso".
"Nosso compromisso com o povo de Belarus permanece. Continuaremos a dar suporte de Washington, Nova York, Viena, Vilnius, Varsóvia e outros postos diplomáticos, pois apoiamos aqueles que promovem a democracia, o estado de direito e a responsabilidade", disse Fisher.