OMS alerta para aumento de óbitos por covid em meio a queda de casos
Aumento da taxa de mortalidade está relacionada à desigualdade na cobertura vacinal
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta 5ª feira (17.fev), que o número de novos casos de covid-19 apresentou queda em todo o mundo durante a última semana. A taxa de mortalidade, por outro lado, segue em alta pela sexta semana consecutiva, com 4% a mais na média global e 5,6% entre os países americanos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a entidade, a subvariante da cepa ômicron, denominada BA.2, já representa 21% de todos os casos de covid-19 no mundo. Em 10 nações, a cepa, que é 84% mais contagiosa, já é dominante.
Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, o cenário pode ser evitado caso haja mais igualdade na cobertura vacinal entre as nações, uma vez que 83% da população ainda não recebeu a primeira dose do imunizante. No total, 116 países estão fora de alcançar 70% do público elegível vacinado até meados deste ano, o que pode causar condições ideais para o surgimento de novas variantes.
+ Estudo indica incidência de casos de depressão e ansiedade após covid
Tedros ressaltou ainda que muitas nações com altas taxas de imunização estão começando a indicar o fim da pandemia, principalmente na Europa. Segundo ele, a declaração é prematura e perigosa.