SP vai intensificar vacinação infantil com aplicação nas escolas
Até o começo da tarde, 60% do público-alvo infantil paulista havia tomado a vacina contra a covid
O número de casos de covid-19 e as internações começaram a cair no estado de São Paulo, e a vacinação infantil vai ser intensificada com aplicação nas escolas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A queda foi de 4% em relação à semana passada, quando o estado registrou o pico de novos casos de covid-19 (14.542). Já as internações caíram mais 23,2% na última semana. A taxa de ocupação nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 64,5% e, na Grande São Paulo, em 62,7%.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela primeira vez este ano, há uma tendência de melhora nos números da pandemia no país. Somente Rio grande do norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal estão com a taxa de internação em UTI igual ou acima de 80%.
Segundo o coordenador-executivo do Comitê Científico de São Paulo, João Gabbardo, "é fundamental que todos aqueles que esperam que a gente possa voltar a uma vida normal ou muito próximo da normalidade já nas próximas semanas, que a gente consiga ultrapassar esses feriados de Carnaval sem uma piora nos nossos indicadores". Até porque, em São Paulo, as mortes estão em alta. Aumentaram 10,8% na última semana, indo de 246 para 272.
No estado, o ritmo da vacinação infantil está mais lento do que as autoridades de saúde gostariam: 40% das crianças de 5 a 11 anos ainda não receberam a primeira dose. E se elas não vão até o posto de saúde, a vacina vai até elas. Alunos poderão ser imunizados nas escolas no próximo sábado (19.fev). "Nós temos uma participação infantil muito maior no número de casos graves. Nós temos uma ocupação de leitos pediátricos como nós não tínhamos nas outras variantes, especialmente porque essas crianças não estão vacinadas", explica o infectologista Hélio Bacha.
Até as 13h desta 4ª feira (16.fev), 2,4 milhões de pequenos entre 5 e a 11 haviam tomado o imunizante contra a covid, no território paulista. O público dessa faixa etária no estado é de 4 milhões de pessoas. O Executivo estadual afirma que o percentual de 60% de crianças vacinadas supera os números de países desenvolvidos, como Estados Unidos (32%), Itália (36,27%), Austrália (47,62%) e Canadá (54,61%), O primeiro começou a vacinar os pequenos contra a covid em novembro do ano passado, assim como o Canadá. A Itália começou em dezembro, e a Austrália, em janeiro - como o Brasil.
Veja também: