Impacto da pandemia interrompe serviços de saúde mundialmente
Tratamento contra o câncer, doenças mentais e HIV estão entre os mais afetados
SBT News
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que a pandemia do coronavírus impactou diretamente nos sistemas de saúde, que continuam com problemas para oferecer serviços básicos. De acordo com pesquisa realizada pela agência, 92% dos países analisados afirmaram a suspensão de alguns serviços essenciais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os setores que mais foram impactados desde o início da pandemia estão os tratamentos para o câncer, doenças mentais, acompanhamento materno, neonatal, e também as campanhas de imunização de diferentes doenças.
Ainda de acordo com a OMS, alguns países precisaram interromper o tratamento contra malária, hepatite e HIV. Em pelo menos 36% dos países os tratamentos de emergência não estão funcionando como deveriam.
Outra área também fortemente impactada foi a cirúrgica, onde os procedimentos de emergência tiveram impacto de 23%, enquanto as cirurgias eletivas foram suspensas em 59% dos países.
Os resultados do estudo realizado pela agência mostram a necessidade de uma ação urgente nos sistemas de saúde e a falta de financiamento, equipamentos, suprimentos, dados e informações. Todos os países presentes na pesquisa estão atuando para alterar a situação, prevendo inclusive fornecer serviços de saúde online.
Leia também:
Mais de 50 países detectam linhagem BA.2 da variante ômicron
Saúde envia 3,2 milhões de vacinas contra a covid-19 aos estados