Centro Europeu reduz tempo de isolamento para vacinados que pegarem covid
Recomendação poderá ser modificada de acordo com cenário epidemiológico e testagem
SBT News
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendou, nesta 6ª feira (28.jan), a redução do tempo de isolamento para pacientes vacinados que forem infectados com a covid-19. Segundo o órgão, o novo período aconselhado é de seis dias, mediante testes antígenos ou PCR.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No caso de ocorrências assintomáticas ou moderadas da doença em pacientes que não estiverem com o ciclo vacinal completo, o tempo de quarentena deve ser de dez dias, contando a partir da data em que o exame foi feito. Durante o período, serão necessários novos exames e, caso o teste ainda indique positivo após prazo, a pessoa deve permanecer em isolamento.
Já para infecções graves de covid-19, que geralmente resultam em hospitalizações, o ECDC recomenda quarentena de 20 dias, uma vez que os sintomas e a disseminação do vírus podem permanecer no organismo por mais tempo.
+ Ômicron é identificada em 100% dos novos casos de covid na Itália
Segundo a entidade, o tempo de isolamento recomendado deve ser implementado nas nações de acordo com o cenário epidemiológico local, taxa de vacinação e capacidade de testes. "Como regra, quanto mais curto for o período de isolamento, maior será o risco de transmissão. Por isso, a redução do período requer um equilíbrio de probabilidades e uma decisão sobre quanto risco residual de transmissão o Estado-membro está disposto a aceitar", informou.