SP passa a exigir comprovante de vacinação para todos os eventos
Decisão foi tomada após o aumento do número de casos de covid-19 e gripe na cidade
A Prefeitura de São Paulo informou, na 5ª feira (6.jan), que o comprovante de vacinação contra a covid-19 será exigido em todos os eventos da cidade a partir da próxima 2ª feira (10.jan). A medida, segundo as autoridades, tem como objetivo conter a propagação da doença na cidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Tínhamos um protocolo inicial que apontava que eventos com mais de 500 pessoas deveriam exigir o comprovante. Estamos fazendo essa alteração em função do quadro epidemiológico que a cidade vive hoje. Enquanto existir esse quadro de ascensão da ômicron na cidade, vamos exigir para qualquer evento a necessidade do passaporte", disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
Segundo a pasta, a capital paulista vem sofrendo com um aumento gradativo de pacientes com síndromes gripais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs). Apenas na última 4ª feira (5.jan), por exemplo, cerca de 53 mil pacientes procuraram os serviços de saúde com os sintomas.
+ Casos de gripe e covid provocam alta nas internações em São Paulo
"A vacinação diminui o número de óbitos. É incontestável os dados técnicos de que a vacina salva vidas", reforçou Aparecido, acrescentando que São Paulo teve uma redução "muito grande" do número de óbitos por conta da imunização.
O comprovante de vacinação pode ser apresentado através de papel timbrado ou pelo aplicativo do Conecte SUS. O documento é responsável por atestar, com as datas, que o cidadão já recebeu a primeira dose do imunizante, completou o esquema vacinal ou recebeu a dose única contra a covid-19.