Publicidade

FALSO: Músicos não ofenderam Lula ao recebê-lo em instituição francesa

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

FALSO: Músicos não ofenderam Lula ao recebê-lo em instituição francesa
Reprodução/Projeto Comprova
Publicidade

FALSO: Vídeo tem áudio alterado para parecer que grupo de percussão recebeu o ex-presidente Lula (PT) na Sciences Po, tradicional instituição de ensino de Paris, chamando-o de "filha da puta" durante apresentação. Os músicos entoam, em francês, "C'est la Batuka", que significa "É a Batuka", referindo-se ao nome do coletivo.

  • Conteúdo verificado: Vídeo com trechos da apresentação de percussão feita para a chegada de Lula (PT) à Sciences Po, em Paris. A gravação teve áudio adulterado, fazendo parecer que músicos chamam o ex-presidente de "filha da puta".

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido recebido por músicos entoando "filha da puta" em sua chegada à Sciences Po, instituição pública de ensino superior em Paris, em 16 de novembro, durante sua última viagem à capital francesa.

Saiba mais:
>> Conheça o Projeto Comprova e os seus princípios
>> Recebeu conteúdo suspeito? Envie para o nosso WhatsApp
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News
>> Curta o SBT News no Instagram
>> Curta o SBT News no Facebook
>> Siga o SBT News no TikTok
>> Siga o SBT News no Twitter

Um vídeo que viralizou no Facebook teve o áudio adulterado, com o xingamento incluído. A gravação original, sem a montagem, foi postada pelo perfil oficial de Lula naquele mesmo dia, e é possível perceber que o grupo de percussão não canta a expressão "filha da puta".

"É fake news. Nós estamos dizendo ?C?est la Batuka?, que significa ?É a Batuka'", disse o grupo musical à reportagem.

A assessoria do ex-presidente também classificou o conteúdo como mentira. Em nota, disse que "grupos políticos que usam de fake news contra Lula produziram uma mentira com uma manifestação de carinho de jovens brasileiros e franceses em Paris".

Também contatado, o autor do vídeo, Luan Amâncio, afirmou que poderia estar errado e, após receber a explicação sobre o áudio verdadeiro, apagou o vídeo de seus canais.

O Comprova classificou o conteúdo como falso porque ele sofreu edições para mudar o seu significado original e foi divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

Como verificamos?

O primeiro passo foi pesquisar se Lula havia postado o vídeo em suas redes sociais. Fazendo uma busca filtrando pelo perfil do ex-presidente e pelo nome "Sciences Po" no TweetDeck, foi possível encontrar a postagem. Isso foi o primeiro indício de que o vídeo verificado aqui continha desinformação ? se realmente tivesse sido ofendido, Lula dificilmente compartilharia a gravação.

Os comentários de seguidores ajudaram na apuração. Um deles escreve que não consegue entender o que os músicos entoam, e outro responde: "De la Batuka, é o nome do grupo".

Pesquisando no Google pelo nome "La Batuka", os resultados trazem um tuíte do perfil oficial da Science Po sobre a recepção de Lula pelos estudantes que formam o grupo Batuka.

Buscando por Batuka nas redes sociais, foi possível chegar ao Instagram dos músicos. Então, a reportagem enviou uma mensagem privada perguntando o que eles cantaram na recepção ao petista.

A assessoria de Lula também foi procurada e, em mensagem de texto, negou que o ex-presidente tenha sido hostilizado.

Em seguida, a reportagem contatou, via mensagem privada no Facebook e também via Instagram, Luan Amâncio, autor do vídeo. O grupo Movimento do Povo Brasileiro no Facebook, que compartilhou a gravação falsa, foi procurado por e-mail, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Por último, foram feitas buscas em veículos da mídia tradicional para esclarecer como foi a visita de Lula aos países europeus.

Verificação

O vídeo

Em novembro, Lula fez um tour por países europeus. No dia 16 daquele mês, quando chegou a Paris, foi à escola de ciências políticas Sciences Po, onde recebeu o título de honoris causa há dez anos, para proferir a conferência "Qual lugar para o Brasil no mundo de amanhã".

O vídeo verificado aqui mostra a recepção feita por estudantes da instituição que participam do grupo de percussão Batuka. Em um saguão, os jovens tocam pandeiros, tambores e outros instrumentos musicais. A maioria se apresenta de máscara de proteção contra a covid-19. No centro, uma mulher organiza as batucadas com um apito.

Lula, que passava por uma área comum do prédio da instituição de ensino, foi conduzido por uma pessoa da comitiva para o local em que os jovens se apresentavam, informado de que se tratava de um grupo de batucada da cidade francesa.

O ex-presidente permaneceu assistindo à apresentação por alguns instantes, e depois se retirou, sem demonstrar nenhuma contrariedade como poderia ser esperado em caso de xingamentos. O petista estava acompanhado por dezenas de pessoas, entre as quais a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, sua namorada.

No vídeo com o áudio distorcido, legendas foram criadas para justificar uma suposta recepção mal-sucedida, primeiramente chamando a atenção para o grupo de batucada, de modo que, no momento em que os percussionistas gritam "C?est la Batuka", parecesse "filha da puta", no ritmo da música.

O xingamento foi reproduzido na legenda, seguido de "kkkkk", para caracterizar uma gargalhada. Na sequência, o autor escreveu que Lula retirou-se, decepcionado.

Lula na Europa

A passagem de Lula pela Sciences Po foi apenas uma etapa de sua visita a Paris, na França, e a outros países europeus. Em todas as cidades por onde circulou cumprindo agendas políticas, o ex-presidente foi bem recebido.

A primeira parada foi na Alemanha, onde o petista desembarcou em 11 de novembro, quando esteve com lideranças sindicais. No dia seguinte, encontrou-se com o social-democrata Olaf Sholz que, na ocasião, ainda não havia sido conduzido como o chanceler a suceder Angela Merkel.

Em Bruxelas, capital da Bélgica, Lula chegou em 14 de novembro e o primeiro encontro, com direito a foto, foi com apoiadores. No dia 15, um dos pontos altos do tour pela Europa, foi o discurso no Parlamento Europeu. O ex-presidente foi aplaudido de pé pelos eurodeputados após, entre outras declarações, dizer que o Brasil tem jeito e que é possível construir uma economia justa.

Da Bélgica, o petista partiu para a França onde, no dia 16, se encontrou com a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo. Foi nessa mesma data que o ex-presidente esteve na Sciences Po.

No outro dia, Lula foi recebido pelo presidente Emmanuel Macron em um encontro que durou mais de uma hora no Palácio do Eliseu, em Paris, e cuja pauta foi a geopolítica. Desde a eleição do francês, em 2017, ele não recebeu nenhum presidente brasileiro ? nem Jair Bolsonaro (PL), com quem já se desentendeu, nem Michel Temer (MDB).

No mesmo dia, Lula foi agraciado com o prêmio de "coragem política" concedido pela revista Política Internacional, honra conferida apenas outras três vezes em 40 anos da publicação a dois ex-presidentes, Anuar Sadat (Egito) e Frederik de Klerk (África do Sul), e ao papa João Paulo II.

Em 19 de novembro, já em Madri, o petista se reuniu com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

Foi na capital espanhola que Lula encerrou sua turnê pela Europa. Análise de dados nas redes sociais aponta que a viagem do ex-presidente teve aprovação de 80% da opinião pública não militante.

Pesquisas de intenção de voto

Autor do vídeo com conteúdo falso, Luan Amâncio inicia a gravação dizendo que "parece que os institutos de pesquisa, mais uma vez, estão errados", referindo-se ao fato de o presidente Bolsonaro aparecer atrás de Lula nas últimas pesquisas eleitorais.

Levantamento da Genial/Quaest divulgado em 10 de novembro mostra o petista com 48% das intenções de voto e, Bolsonaro, com 21%.

Em setembro, Lula tinha 44% dos votos contra 26% de Bolsonaro, conforme revelou o Datafolha.

O autor do vídeo

Em seu canal no YouTube, onde chama quem se considera "patriota e conservador" para se inscrever, Luan Amâncio tem 289 mil seguidores. No Facebook, rede em que compartilha os mesmos vídeos, são 211,4 mil seguidores. Nesta rede, ele se apresenta como "jornalista" e como "advogado, criador de conteúdo de Youtube e residente de Curitiba".

Os vídeos são, em sua maioria, de apoio a Bolsonaro e contrários a Lula. Um deles foi alvo de uma checagem do Estadão Verifica, em junho deste ano. À época, Amâncio retirou de contexto um trecho de um documentário dizendo que era uma "reunião vazada" da cúpula do PT.

O Comprova entrou em contato com ele via Instagram, questionando-o sobre o vídeo adulterado. "Pode ser, então, que esteja errado mesmo", disse ele, que apagou a publicação após a troca de mensagens com o Comprova.

Por que investigamos?

Em sua quarta fase, o Projeto Comprova investiga conteúdos suspeitos sobre pandemia, governo federal e eleições. A publicação aqui verificada foi visualizada mais de 125 mil vezes no Facebook até o dia 10 de dezembro.

Ao divulgar um vídeo com áudio adulterado, o conteúdo cria a falsa impressão de que Lula teria sido mal recebido na instituição que o convidou, quando, na verdade, foi o contrário. Qualquer cidadão tem o direito de apoiar o político que quiser, mas é perigoso para a democracia quando a opinião é formada com base em conteúdos falsos, como este verificado aqui.

O conteúdo também se torna perigoso quando critica os institutos de pesquisa, importante ferramenta para a sociedade em períodos pré-eleitorais.

O mesmo vídeo foi verificado pela Lupa e AFP Checamos.

O Comprova já concluiu ser falso que o Washington Post tenha publicado manchete com elogios a Bolsonaro, que jogadores de times europeus tenham dedicado gols a ele e que torcedores do Atlético Mineiro tenham xingado Lula em partida recente.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

Investigação e verificação

Folha e A Gazeta participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos BandNews FM, Correio de Carajás e SBT.

Projeto Comprova

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 33 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. A edição de 2019 foi dedicada a combater a desinformação sobre políticas públicas. Agora, na quarta fase, o Comprova retoma o monitoramento e a verificação de conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições municipais, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT faz parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
comprova
falso
post
novembro
cancelamento
carnaval
rio
rio de janeiro
rj
bolsonaro
jair
apoiadores
publicacao
prefeitura
governo
estado

Últimas notícias

Motoristas e cobradores de São Paulo aprovam greve de ônibus para quarta-feira (3)

Motoristas e cobradores de São Paulo aprovam greve de ônibus para quarta-feira (3)

A decisão pela greve acontece após falta de acordo entre os trabalhadores e as entidades patronais por reajustes salariais para a categoria
OAB diz que projeto que restringe doações de alimentos é inconstitucional e prefeito promete veto

OAB diz que projeto que restringe doações de alimentos é inconstitucional e prefeito promete veto

Para entidade, projeto configura abuso de poder ao estabelecer regras para doação de comida em São Paulo. Vereadores aprovaram em primeiro turno
Poder Expresso: Biden pode se retirar da disputa pela presidência. O que isso tem a ver com o Brasil?

Poder Expresso: Biden pode se retirar da disputa pela presidência. O que isso tem a ver com o Brasil?

Esta edição também fala sobre a sansão do presidente Lula do projeto de taxação das compras internacionais; entenda o que muda
Morre mulher baleada na zona oeste do Rio; sobrinho é o principal suspeito do crime

Morre mulher baleada na zona oeste do Rio; sobrinho é o principal suspeito do crime

Celular do criminoso caiu no chão no momento em que efetuava os disparos contra a vítima; veja o vídeo
Princesa Anne, irmã do rei Charles, recebe alta hospitalar após acidente com cavalo

Princesa Anne, irmã do rei Charles, recebe alta hospitalar após acidente com cavalo

Ela voltou aos holofotes ao assumir mais funções na Família Real após Charles ser diagnosticado com câncer
Serial killer de mulheres é condenado a 23 anos de prisão no Rio de Janeiro

Serial killer de mulheres é condenado a 23 anos de prisão no Rio de Janeiro

Segundo o Ministério Público, o homem atraiu uma das vítimas com uma falsa proposta de emprego
Justiça derruba suspensão de livro "O menino marrom" das escolas em município de MG

Justiça derruba suspensão de livro "O menino marrom" das escolas em município de MG

Na decisão do juiz Espagner Wallysen Vaz Leite determina ainda que a prefeitura deve pagar uma multa diária de R$ 5 mil se descumprir decisão
Fernando Rocha relata dor "igual espada fincada na costela" por herpes-zóster; entenda doença

Fernando Rocha relata dor "igual espada fincada na costela" por herpes-zóster; entenda doença

O vírus varicela-zóster está presente em 95% das pessoas, mas nem sempre se manifesta; veja como prevenir e tratar
Datena tem até domingo (30) para se afastar de programa de TV e disputar Prefeitura de SP

Datena tem até domingo (30) para se afastar de programa de TV e disputar Prefeitura de SP

Prazo é definido pela Lei das Eleições. Apresentador é pré-candidato a prefeito da capital paulista pelo PSDB
STF forma maioria para garantir atendimento de pessoas trans no SUS

STF forma maioria para garantir atendimento de pessoas trans no SUS

Ação protocolada pelo PT denunciava que grupo não conseguia fazer exames íntimos
Publicidade
Publicidade