Itália identifica primeiro caso da Ômicron na ilha da Sardenha
Infectado trata-se de um morador que retornou ao país após viajar para o sul da África

SBT News
As autoridades de saúde da Itália identificaram, na 2ª feira (6.dez), o primeiro caso de covid-19 relacionado a variante Ômicron na ilha da Sardenha. Conforme informado, o infectado trata-se de um viajante que retornou recentemente ao território italiano de um voo procedente do sul da África.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"As análises efetuadas confirmam que se trata da variante B.1.1.529", disse o diretor do laboratório de microbiologia do Hospital Universitário de Sassari, Salvatore Rubino, ressaltando que a presença da cepa foi confirmada após um sequenciamento genético. Segundo ele, os demais 118 passageiros que estavam no voo com o infectado serão submetidos a um novo exame PCR, mas já estão em quarentena preventiva.
+ Governo da Itália impõe novas restrições a não vacinados contra covid
Até o momento, a Ômicron havia sido detectada apenas na parte peninsular do país, sendo que a maioria dos casos está ligado ao "paciente zero", um cidadão residente da região de Campânia, que chegou recentemente de Moçambique. O temor, segundo os especialistas, é que a variante acelere a curva epidemiológica na Itália, que já vem crescendo nas últimas semanas.