Publicidade
Jornalismo

Anvisa aprova reforço da vacina com o mesmo imunizante das primeiras doses

Agência também aprovou a terceira dose na bula da Pfizer

Imagem da noticia Anvisa aprova reforço da vacina com o mesmo imunizante das primeiras doses
Anvisa define orientação sobre as doses de reforço
• Atualizado em
Publicidade

A Anvisa decidiu que o reforço da vacina contra a covid-19 seja feito com o mesmo imunizante aplicado na primeira e na segunda dose. A decisão, aprovada por todos os diretores, é o oposto do que o Ministério da Saúde orientou na semana passada, para que o reforço fosse feito com vacinas diferentes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Apesar disso, a Anvisa tranquilizou quem já recebeu a terceira dose desta maneira. "Não há necessidade de alardes. Não identificamos riscos adicionais para a vacinação e, por isso, não houve a necessidade de suspensão imediata do modelo heterólogo", afirmou Meiruze Freitas, diretora da agência.

Nesta 4ª feira (24.nov), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também aprovou a inclusão da terceira dose na bula da Pfizer. A decisão foi baseada em um estudo apresentado pelo laboratório com 306 pacientes pacientes, de 18 a 50 anos.

A pesquisa concluiu que, mesmo com as duas doses da vacina, depois de um tempo a imunidade contra a covid-19 começa a cair e, com a aplicação da terceira dose, o número de anticorpos aumenta novamente Por enquanto, a autorização do reforço é para os adultos.

Pedidos semelhantes de aplicação de reforço das vacinas da janssen e da Astrazeneca seguem sob análise. Os laboratórios ainda devem apresentar resultados de estudos à agência. Mesmo antes da autorização da Anvisa, quase 15 milhões de terceiras doses foram aplicadas no Brasil.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade