Pfizer faz acordo e países de baixa renda vão produzir genéricos contra covid 19
95 nações da África, América do Sul e da Ásia podem ser contemplados com a fabricação dos remédios
SBT News
Países de baixa e média renda vão produzir remédios genéricos contra o coronavírus graças a um acordo entre a farmacêutica Pfizer e a agência de saúde Unitaid, apoiada pela ONU. Nesta 3ª feira (16.nov), foi anunciado o contrato voluntário assinado com a Medicines Patent Pool, MPP, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde, OMS. Trata-se da primeira licença que permite a fabricação de genéricos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O acordo de licença voluntária para o tratamento antiviral da Pfizer, administrado por via oral, deve ser combinado a uma dose baixa de ritonavir, um medicamento para o tratamento do HIV.
Segundo o porta-voz da Unitaid, Herve Verhoosel, este passo pioneiro é essencial para garantir ferramentas mais recentes de combate à Covid-19 e colocá-las à disposição de países de baixa e média rendas de forma simultânea à de nações ricas.
A agência global de saúde destaca que 95 países, principalmente na África, na Ásia e em alguns da América do Sul, têm base geográfica para o projeto. O que atingirá 53% da população mundial.
A Unitaid afirma que o acordo permitirá que o Consórcio de Patentes de Medicamentos facilite uma maior produção e distribuição do antiviral ainda na fase experimental. Já que a autorização regulatória ou aprovação pendente concede sublicenças a fabricantes de genéricos que estejam qualificados, para facilitar um maior acesso à população global.
Verhoosel anunciou que o remédio contra a Covid-19 estará "disponível principalmente para pessoas que estejam particularmente em risco", e não a todos os pacientes com o coronavírus.