Covid-19: Mortalidade é maior em pacientes com problemas cardíacos, diz Incor
Levantamento apontou ainda que 71% dos pacientes precisam de terapia intensiva durante a internação
SBT News
Uma pesquisa do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas concluiu que pacientes com covid-19 que tenham problemas cardíacos apresentam uma taxa de mortalidade hospitalar maior. O estudo foi desenvolvido com 2.546 participantes e publicado no jornal científico internacional IJC Heart & Vasculature.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os pesquisadores, outros fatores de agravamento do quadro clínico também podem provocar a morte dos pacientes, como a insuficiência cardíaca prévia, presente em 12,6% dos participantes do estudo, alterações no ecocardiograma (6%), síndromes coronárias agudas (5,7%) e arritmias (4,5%).
Além disso, foi observado que pacientes com algum tipo de câncer apresentam um risco maior de óbito, o que acontece por conta da fragilidade do sistema imunológico. O levantamento apontou ainda que 71% dos pacientes precisam de terapia intensiva durante a internação e 54,2% apresentaram lesões no músculo cardíaco.
+ Infectologistas criticam decisão de desobrigar uso de máscaras
A pesquisa, intitulada CoronaHeart, foi conduzida pelo presidente do Conselho Diretor do Incor, Roberto Kalil Filho, e pela pesquisadora Patrícia Guimarães. O estudo foi desenvolvido com base na avaliação de pessoas com idade média de 64 anos, internadas em 21 unidades hospitalares, de junho a outubro de 2020.