Publicidade
Jornalismo

Mais de 30% dos adultos em São Paulo já tiveram covid, diz prefeitura

Nova fase de inquérito sorológico foi realizada entre os dias 26 e 29 de abril

Imagem da noticia Mais de 30% dos adultos em São Paulo já tiveram covid, diz prefeitura
Pesquisadora segura tubo de ensaio contendo substância transparente (EBC)
• Atualizado em
Publicidade

Dados da 5ª fase de um inquérito sorológico conduzido pela prefeitura de São Paulo, apresentados em coletiva nesta 5ª feira (13.mai), mostram que 33,5% dos adultos do município já tiveram contato com o novo coronavírus. Dentro do intervalo de confiança, o índice pode chegar a 37,1%.

A nova fase do estudo foi realizada entre os dias 26 e 29 de abril. Nela, profissionais das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista realizaram dois tipos de testes sorológicos (imunoenzimático e de quimioluminescência) e entrevistas dentro de um grupo composto por 5.760 cidadãos não vacinados.

+ Renan Calheiros rebate ofensas ditas por Bolsonaro em evento em Alagoas

Na primeira vez que o inquérito ocorreu, em junho do ano passado, 9,5% da população de São Paulo já havia sido contaminada pelo Sars-CoV-2. Na quarta fase, em fevereiro deste ano, eram 25%. O número atual, então, é o maior desde o início da pandemia. Segundo a prefeitura, a região sul da cidade apresenta a quantidade mais expressiva de adultos infectados até o momento: 39,1%. Na sequência, aparecem as regiões norte (34,4%) e leste (33,3%).

Áreas com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo permanecem como as mais afetadas, com 36,2% dos adultos residentes nelas tendo contraído a covid. Nas de IDH médio e alto são 33,7% e 29,9%, respectivamente. Do total de paulistanos acima de 18 anos infectados, 56,1% apresentaram quadros assintomáticos, e 43,9%, sintomáticos.

+ Com corte no orçamento, UFRJ corre risco de encerrar as atividades

A prevalência de infecção pelo vírus é maior entre a população preta/parda (37,6%) do que a branca (29,6%). Por nível de contato social, 43,3% dos adultos que não restringem encontros contraíram o novo coronavírus, ante 31,6% dos que não se encontram com amigos e familiares, exceto os da própria residência onde moram.

A faixa etária com maior prevalência de casos da doença é a de 18 a 34 anos, em que 31,5% das pessoas foram infectadas; devido à baixa proporção de participantes acima de 65 anos no estudo, não foi calculado o índice para esse público. De todo modo, afirma a prefeitura, "os resultados corroboram com a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social, uso de máscara, restrição de contato social".

Profissionais da educação

Ainda na coletiva, o Executivo paulistano mostrou resultados parciais de um censo sorológico realizado com profissionais da educação da rede municipal de ensino. Os dados revelam que a prevalência de infecções pelo novo coronavírus nesse grupo é de 27%. O censo testou pessoas não vacinadas contra a Covid-19, com a coleta das amostras tendo sido feita entre 5 e 8 de abril.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade