Rússia produz 17 mil doses da primeira vacina contra Covid-19 para animais
Vacina Carnivac-Cov foi registrada em março deste ano . O imunizante gera anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e visons
SBT Jornalismo
A Rússia produziu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para ser aplicadas em animais. Desenvolvida por cientistas do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor), a Carnivac-Cov foi registrada como o primeiro imunizante contra o Coronavírus para os bichos. De acordo com o Centro Federal de Saúde Animal (FSBI ARRIAH), as vacinas geram anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e visons.
Segundo Konstantin Savenkov, subchefe do Rosselkhoznadzor, os testes clínicos começaram em outubro de 2020, e os resultados concluem que o imunizante é inofensivo e de alta atividade imunogênica, pois 100% dos animais vacinados testados desenvolveram anticorpos contra a Covid-19.
O primeiro lote da vacina já foi agendado, e será enviado a diversos distritos russos, como Moscou, Crimeia, São Petersburgo, entre outros. O mercado russo manifestou um grande interesse em adquirir doses da Carnivac-Cov. Outras empresas de países europeus e asiáticos também demonstraram desejo de obtenção da vacina.